Drª. Rita Pinto Costa

Médica Interna de Psiquiatria da Infância e Adolescência

Médica Interna de Psiquiatria da Infância e Adolescência, no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental – Hospital São Francisco Xavier, Lisboa 

Ciclo de estudos integrados conducente ao grau de mestre em medicina pela Faculdade de Ciências da Saúde – Universidade da Beira Interior, Covilhã

Formação em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar

 

AGENDAR CONSULTA

Nome:                                                           Rita Pinto Costa

PERFIL

Nome:                                                    Rita Pinto Costa
 Telefone:+ 351 275 315 061
  

Email:                                 fatima.salvado@sapo.pt

Especialidade:                                     Pedopsiquiatra

A Pedopsiquiatria ou Psiquiatria da Infância e da Adolescência é uma especialidade médica que existe em Portugal desde 1984. É uma especialidade autónoma e independente da Psiquiatria Geral.

A Pedopsiquiatria está directamente relacionada com o estudo, avaliação e tratamento das perturbações emocionais e do comportamento na infância e na adolescência (geralmente até aos 18 anos).

Tem como principais objectivos a promoção de um normal desenvolvimento psicoafectivo, e a prevenção e tratamento de perturbações mentais e afectivas na esfera individual e/ou familiar.

A intervenção pode incluir a prescrição de fármacos, consultas terapêuticas (psicoterapia), bem como intervenções familiares, sempre com o objectivo último de promover o bem-estar psíquico.

A intervenção em saúde mental infanto-juvenil deve, sempre que possível, privilegiar um trabalho interdisciplinar entre os vários técnicos e os recursos existentes, de forma a dar uma resposta global e compreensiva às necessidades da criança ou adolescente.