Faça o exame à próstata e aposte na prevenção

Segundo informações da Associação Portuguesa de Urologia a procura de informações na Internet sobre as doenças na próstata tem vindo a aumentar

As patologias que podem surgir nos homens adultos relacionadas com a próstata podem ir desde uma infecção local, que na maioria dos casos pode ser facilmente tratada até uma situação bem mais grave como o cancro, que normalmente precisa de cuidados médicos especializados tais como os de urologia, oncologia e radiologia que são os mais comuns. A procura de informações na Internet sobre as doenças na próstata tem vindo a aumentar, em resposta ao esforço que esta  associação e outras entidades têm desenvolvido para chamar a atenção dos homens acima dos 40 anos de idade. É uma necessidade premente de se fazer regularmente o exame específico à próstata junto do seu médico. Está amplamente provado que o diagnóstico precoce (bem no início do problema) do cancro na próstata pode conduzir a um tratamento com sucesso na maioria dos casos. Ao contrário, o diagnóstico tardio do cancro na próstata pode dificultar muito o seu tratamento e cura, sendo frequentemente a razão dos óbitos provocados por esta doença.

O Cancro da próstata é o primeiro cancro mais diagnosticado nos homens.
Conheça os factos e tome uma atitude precoce…

A Próstata é uma glândula que faz parte do aparelho reprodutor do homem, contribuindo para a formação da testosterona e do esperma. É constituída por um corpo do tamanho de uma castanha com o peso aproximado de 20 gramas na fase de jovem adulto, que se situa na parte inferior da bexiga e se dispõe, em anel, contornando o canal uretral, com comunicação com os testículos. .O cancro da próstata ocorre quando algumas das células da próstata se reproduzem muito mais rápido do que o normal, resultando em um tumor. Se não for tratado, as células do cancro de próstata podem eventualmente espalharem-se e invadir partes distantes do corpo, particularmente os ossos, produzindo tumores secundários em um processo chamado de metástase. Um dos aspetos mais preocupantes da doença é que a maioria dos cancros da próstata desenvolvem-se sem sintomas nos estágios iniciais.

Por isso, siga o nosso conselho: a partir do 45/50 anos de idade faça um exame anual á sua próstata ou no mínimo o teste PSA. 

Para mais informações contacte-nos.