Exames  Cardiológicos

– Cardiologia

– A Cardiologia é uma especialidade médica que abrange o diagnóstico, estudo complementar e tratamento, designadamente invasivo mas não cirúrgico, das doenças do coração.

Os exames mais comuns são:

Electrocardiograma Simples

O ECG permite tirar algumas conclusões acerca do estado do coração, tais como: a orientação anatómica, o tamanho relativo das câmaras cardíacas e a espessura das paredes, alterações do ritmo (arritmias), alterações da condução (bloqueios na sequência do estímulo eléctrico), extensão, localização e progressão de lesões isquémicas (irrigação insuficiente) do miocárdio, efeitos de determinados fármacos.

Electrocardiograma com Prova de Esforço

O ECG com Prova de Esforço, ou simplesmente prova de esforço, corresponde à realização de esforço sob vigilância médica, com monitorização do electrocardiograma (ECG) e da tensão arterial continuamente, podendo ser revelados problemas que não são evidenciados em repouso, como por exemplo a doença das artérias coronárias (vasos que transportam sangue para o músculo cardíaco) – conhecida como angina de peito.

MAPA (Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial)

A MAPA serve para a avaliação da pressão arterial durante um determinado período de tempo (24, 48 horas…), medindo a intervalos curtos: 15-20 min. durante o dia e 30-60 min. durante a noite.

Ecocardiograma

A Ecocardiografia (Ecocardiograma) é uma área subespecializada da ultra-sonografia (vulgarmente designada de ecografia).

Para mais informações contacte-nos.